Guia 2023: Como Iniciar um Negócio em 10+1 Passos (Sem Experiência)


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Ser seu próprio patrão começa com a decisão de dar o grande salto. 

Se você nos encontrou aqui, você já deu esse primeiro passo crucial.

Parabéns! Agora você está pronto para aprender como começar um negócio do zero.

Mas por onde você começa? 

Se você já tem uma ideia de produto brilhante ou está apenas procurando construir um futuro em seus próprios termos, você está no lugar certo. Este guia orientará você na criação de um negócio, desde o marketing de pré-lançamento até a primeira venda.

Navegue por centenas de ideias de negócios.

Explore ferramentas úteis para gerenciar seu dia a dia.

E marque este guia como uma referência para retornar à medida que você constrói. 

Vamos começar. 

Idealizar e validar

1. Descubra sua grande ideia

Tudo começa com uma ideia. Para estreitar essa ideia, é importante saber que tipo de negócio e estilo de vida você deseja ter. Você está procurando vender produtos existentes como um show lateral de baixa elevação? Você quer participar de uma invenção que mudará o mundo? Ou seu público de mídia social é o lugar perfeito para lançar os produtos da sua marca pessoal?

Se você estiver empacado, comece com nossas grandes listas de ideias de negócios de baixo investimento , ideias de negócios on-line e oportunidades de negócios populares para se inspirar.

Em seguida, você decidirá como dar vida a essa nova ideia de negócio: fabricar, fabricar ou revender?

Desenvolvendo seu próprio produto

Você pode decidir fazer um produto com suas próprias mãos ou desenvolver um em parceria com um fabricante, empresa de impressão sob demanda ou parceiro de marca própria. 

🦘Quer vender algo pronto? Ir para: Vender um produto existente

Produtos para fazer ou fabricar

Ideias

de impressão sob demanda A impressão sob demanda é o processo de trabalhar com uma empresa para transformar seus designs em mercadorias como camisetas, joias ou canecas e enviá-los diretamente para seus clientes.

Esta é uma maneira rápida e de baixo investimento para iniciar um negócio. Pesquise empresas de impressão sob demanda para encontrar a opção certa para sua ideia de negócio.

Ideias de marca própria (ou marca branca)

Se você tem uma ideia sólida e nenhuma experiência com fabricação, modelos de marca própria ou marca branca permitem que você trabalhe com um fabricante experiente.

Eles podem personalizar produtos genéricos de acordo com sua marca e especificações.

Há uma série de ideias de produtos de marca própria e marca branca a serem consideradas, de equipamentos de ginástica a cosméticos.

Vender um produto existente

Se você deseja começar a trabalhar rapidamente, vender um produto existente é uma ótima opção. Você pode decidir fazer dropship ou selecionar e revender produtos de outras marcas. 

Ideias de produtos para dropship

Dropshipping é um modelo de negócios que envolve a venda de produtos existentes em sua própria loja online sem lidar com estoque ou envio.

Um pedido de seu cliente será atendido e enviado pelo fornecedor ou fabricante, ignorando você como intermediário.

Você pode começar a usar o dropshipping encontrando um produto e um parceiro de dropshipping.

💡  Dica: você também pode fazer dropship de produtos de marca branca, oferecendo os benefícios de um produto de marca e um modelo de negócios de baixo custo.

Curadoria ou ideias de revenda

Outra maneira de iniciar um negócio sem seus próprios produtos é através da curadoria ou revenda.

Algumas marcas de estilo de vida e moda selecionam coleções de vários fornecedores ou designers, comprando estoque antecipadamente.

Nesse caso, você será responsável pelo gerenciamento de estoque e envio. Para encontrar marcas com as quais trabalhar, navegue em mercados atacadistas.

Os modelos de negócios de revenda são populares com antiguidades, colecionáveis ​​ou roupas vintage.

Iniciando um negócio paralelo

E se você quiser apenas mergulhar no empreendedorismo?

Começar uma atividade paralela – ou seja, administrar seu próprio negócio ao lado de seu trabalho em período integral – é uma maneira de baixo risco de testar as águas e obter uma renda complementar.

Não desista do seu trabalho diário.

Em vez disso, navegue em nossas listas de ideias de renda passiva e negócios que permitem que você ganhe dinheiro em casa .

Monetizando seus seguidores nas redes sociais

Construir uma audiência pode ser uma das partes mais desafiadoras de iniciar um negócio. Se você já aumentou sua base de fãs nos canais de mídia social, a parte difícil já está feita! As ferramentas online tornam mais fácil do que nunca monetizar esse público. Aprofunde-se na sua plataforma de escolha para ideias de negócios amigáveis ​​para criadores. 

  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Twitch

Começando em um setor específico

Se você já aprimorou um produto de interesse, é importante entender as nuances desse setor.

Se o seu estiver abaixo, clique no guia correspondente para obter conselhos personalizados sobre como iniciar um negócio no mercado de sua escolha.

👗 Vestuário
👕 Camisetas
💍 Joias
🕯️ Velas
🥝 Comida e Bebida
🙂 Adesivos
🛋️ Casa
🌱 Plantas
🎨 Arte
📚 Livros
🐶 Animais de estimação
🧴 Cuidados com a pele

🦘 Certifique-se de entender todas as restrições legais ou requisitos específicos do seu setor antes de entrar em ação. Ir para: Operações

2. Pesquise seu produto e seu público

Agora que você tem uma ideia incrível, é hora de validá-la! Seu produto ou ideia de negócio pode empolgar você, mas só vale a pena persegui-lo se houver um público (também conhecido como futuros clientes) procurando por ele.

Há muitas maneiras de fazer sua pesquisa antecipadamente antes de começar a investir.

Você pode procurar lacunas no mercado, encontrar um público carente, executar um grupo de foco e investigar sua concorrência. 

Encontrar um público-alvo

Seu público- alvo ou mercado -alvo refere-se a um grupo de clientes em potencial para sua marca. 

Este é o grupo para o qual você eventualmente direcionará todos os seus esforços e dólares de marketing.

Como resultado, é fundamental defini-los da forma mais completa possível.

Identificar e conhecer seu público-alvo é importante porque:

✅ Ajuda você a tomar decisões de marketing inteligentes e econômicas
✅ Influencia o desenvolvimento do seu produto (porque você tem uma linha direta de feedback)
✅ Pode aumentar a receita (focando seus esforços nos clientes mais promissores)

Construir personas de comprador é um método eficaz para detalhar as necessidades de seus clientes ideais. Quantos anos eles tem? O que eles amam? Em quais plataformas de mídia social eles passam a maior parte do tempo? O que é importante para eles?

Realização de pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é o processo de coleta de dados sobre os clientes em potencial (ou “mercado”) para sua marca.

Ele pode validar que você está no caminho certo ou informar que você precisa fazer uma mudança. Você pode realizar pesquisas de mercado por meio de pesquisas, grupos focais e entrevistas. 

A análise de mercado é um conceito semelhante, mas envolve pesquisar o setor como um todo, combinando insights que você obtém diretamente de seu público-alvo com fontes de terceiros, como relatórios e publicações do setor.

Analisando a concorrência

Compreender o cenário competitivo pode garantir que você esteja destacando sua marca no setor.

Este exercício também o ajudará a definir claramente sua proposta de venda exclusiva (USP), que é o benefício que seu produto oferece sobre o de seus concorrentes.

Explore os recursos detalhados abaixo para começar.

3. Calcule seus custos iniciais

Depois de validar que há um público faminto pelo seu produto e você acertar sua proposta de valor, é hora de falar sobre dinheiro.

Seu negócio será viável se você tiver o financiamento para tirá-lo do papel e puder identificar um preço que gerará lucro.

Escrevendo um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que você pode usar para ajudá-lo a obter financiamento de um banco ou empresa de capital de risco (VC). Mas mesmo que você não esteja buscando financiamento externo, um plano de negócios o força a responder a perguntas importantes sobre como você administrará seu negócio.

Inclui tudo, desde sua declaração de missão até suas finanças. 

💡 7 dicas de redação de plano de negócios:

  1. Conheça seu público. 
  2. Tenha um objetivo claro.
  3. Invista tempo em pesquisa.
  4. Mantenha-o curto e direto ao ponto. 
  5. Mantenha o tom, o estilo e a voz consistentes. 
  6. Use um software de plano de negócios.
  7. Confira outros exemplos de planos de negócios.

Calculando os custos de inicialização

O que realmente custa iniciar um negócio ? Depende de muitos fatores, como se você possui ou não estoque ou precisa alugar espaço.

Grande parte do dinheiro gasto no primeiro ano consiste em reinvestir os lucros de volta ao negócio, não gastar do próprio bolso.

Isso é chamado de “bootstrapping” e você pode aprender mais sobre isso mais adiante nesta seção.

Contabilização de todos os custos da empresa

Seus custos iniciais no primeiro ano ajudarão você a cobrir tudo, desde a configuração de um site até a compra de inventário e a exibição de seus primeiros anúncios pagos.

Veja o que os proprietários de empresas relataram como o detalhamento de seus gastos no primeiro ano:

Visualização de dados representando 7 categorias em que os empreendedores gastam mais dinheiro no primeiro ano de negócios

🚨  Dica: não se esqueça de considerar custos inesperados, como seguro empresarial, impostos, taxas legais e custos de envio. 

Conduzindo uma análise de ponto de equilíbrio

Uma análise de ponto de equilíbrio é o processo de determinar em que ponto seu negócio (ou produto) se torna lucrativo.

É um cálculo financeiro usado para determinar o número de produtos que você precisa vender para cobrir seus custos de produção.

Existem vários benefícios em realizar uma análise de ponto de equilíbrio:

✅ Ajuda você a tomar decisões inteligentes sobre preços de produtos.
✅ Pode mitigar o risco e eliminar a surpresa.
✅ Estabelece metas informadas para o seu negócio.
✅ Pode identificar eventuais despesas em falta. 

Determinando as margens de lucro

Uma margem de lucro é a medida da lucratividade de uma empresa expressa em porcentagem.

Sua margem de lucro dependerá do setor em que você atua, das faixas de preço de varejo definidas pelo mercado e de seus custos.

Você pode ter uma margem de lucro menor se estiver vendendo um grande volume de mercadorias (digamos, vendendo impressões de arte digital) ou uma margem de lucro alta se vender produtos de luxo.

Precificando seus produtos

Saber precificar seus produtos pode ser complicado, mas com alguns cálculos básicos, você pode definir preços que façam sentido com confiança. Em poucas palavras, existem três etapas para definir os preços:

  1. Some seus custos variáveis ​​, ou os custos que mudam dependendo da quantidade de produto que você produz.
  2. Adicione uma margem de lucro .
  3. Não se esqueça dos custos fixos ou dos custos consistentes para fazer negócios que não são afetados pelo quanto você produz (pense em aluguel de espaço de escritório ou serviços públicos).

Ao definir seus preços, considere estratégias comuns de preços, como preços competitivos, preços baseados em valor ou preços principais.

Nota: Cada estratégia tem seus prós e contras e nem todas serão adequadas para o seu negócio exclusivo. 

Inicializando seu negócio

Bootstrapping é o processo de iniciar um negócio com pouco ou nenhum dinheiro e investir os lucros de volta no negócio à medida que cresce.

Esse método de financiamento de um negócio pode significar um crescimento mais lento, mas também minimiza o risco e a dívida.

Algumas empresas são mais fáceis de inicializar do que outras. Ideias de baixo investimento, como dropshipping ou impressão sob demanda, não exigem estoque e são ótimas candidatas para esse método. Outros proprietários de pequenas empresas usam economias pessoais para cobrir os custos de inicialização antes de iniciar o crescimento.

Ainda é importante ter um plano de negócios sólido caso você decida buscar financiamento adicional posteriormente.

Construa seu negócio

4. Produtos de origem

Até agora, você validou sua ideia de produto, seu plano de negócios está bloqueado e você está pronto para dar vida a ele. É hora de ser criativo.

Nesta seção, mostraremos as opções para fabricar, fabricar ou adquirir seu produto à medida que você se prepara para iniciar um negócio.

Fazer ou fabricar um produto

Se o seu produto for um item feito à mão, você pode começar a trabalhar configurando um espaço apropriado em sua casa, um estúdio ou escritório alugado ou uma cooperativa.

Certifique-se de verificar os requisitos legais para a criação de um negócio baseado em casa, especialmente se você estiver vendendo alimentos ou itens cosméticos.

Geralmente, existem regras sobre ventilação e outros protocolos de segurança.

🦘 Certifique-se de entender todos os requisitos legais para a criação de um negócio baseado em casa. Ir para: Operações

Se o seu produto for projetado para ser produzido em uma instalação de terceiros, você provavelmente precisará contratar um parceiro de fabricação.

Um bom fabricante é aquele que entende o seu setor, conhece as leis de embalagem e rotulagem específicas do seu produto ou mercado e pode ser um verdadeiro parceiro no seu negócio. 

Alguns fabricantes farão parte do processo de desenvolvimento do produto , aconselhando você sobre as melhores práticas para chegar ao seu produto final.

Encontrar um fornecedor 

Se você optou por vender produtos existentes, precisará pesquisar fornecedores ou outras marcas das quais possa obtê-los.

Encontre o modelo de negócios que se aplica a você abaixo e clique para ver como encontrar produtos para cada um, juntamente com alguns exemplos:

  • Dropshipping
  • Impressão sob demanda
  • Atacado

5. Descubra sua estratégia de envio

O envio é frequentemente citado pelos proprietários de pequenas empresas como um dos aspectos mais desafiadores para começar. 

Felizmente, as ferramentas destinadas a simplificar essa tarefa estão cada vez melhores.

Plataformas de comércio eletrônico como Shopify consolidam taxas para ajudar você a tomar decisões de envio informadas.

E as integrações de aplicativos podem resolver problemas específicos de envio ou ajudar você a gerenciar o inventário com mais facilidade.

Configurando o envio e o atendimento

Ao decidir sobre uma estratégia de envio para sua empresa, primeiro você precisa decidir como lidará com o atendimento de pedidos . Para muitos novos empresários, isso significa empacotar e enviar pedidos pessoalmente um por um.

A menos que você escolha um modelo de dropshipping ou impressão sob demanda, gerenciar seu próprio atendimento nos primeiros dias ajuda você a entender melhor todos os aspectos do seu negócio. 

À medida que cresce, você pode decidir terceirizar o envio e o atendimento para uma empresa de logística terceirizada (3PL). Pesquise diferentes serviços de atendimento para ver qual é o certo para o seu negócio em crescimento.

O custo de envio geralmente é um fator na decisão de um cliente de comprar de sua empresa.

Você pode decidir oferecer frete grátis e incluir esse custo nos preços de varejo ou, se estiver repassando o custo, tomar medidas para manter esses custos o mais baixo possível.

As formas de reduzir os custos de envio incluem:

✅ Reduzir o peso dos pacotes (por exemplo, usando malas diretas em vez de papelão, se aplicável)
✅ Escolher a embalagem do tamanho certo para o produto
✅ Usar frete fixo quando possível
✅ Usar o Shopify Shipping para reduzir os custos da transportadora
✅ Saber quando as taxas mude para que você possa ajustar de acordo
✅ Oferecer entrega ou retirada no local como alternativa para clientes da cidade

💡  Dica: aproveite as ferramentas e modelos gratuitos para criar uma política de envio , gerar etiquetas de envio e preencher um formulário de conhecimento de embarque .

Entendendo o transporte internacional

Se você planeja enviar internacionalmente , lembre-se de que há mais algumas etapas envolvidas.

Primeiro, certifique-se de que seus produtos são legais em seu país de destino, que você cumpre os requisitos de rotulagem e embalagem nesses locais e que sabe como preencher a papelada alfandegária. 

Taxas e impostos geralmente são de responsabilidade do cliente no momento da chegada do pacote.

Você pode optar por tornar essas taxas transparentes no checkout, coletando-as antecipadamente.

Gerenciando inventário

Se você estiver trabalhando com um serviço de atendimento ou usando um modelo de dropshipping ou impressão sob demanda, o gerenciamento de estoque geralmente é feito inteiramente por esse parceiro.

Caso contrário, manter o estoque organizado garante que você possa tomar decisões informadas sobre produção e novos pedidos de estoque – e evitar a decepção do cliente.

6. Desenvolva uma estratégia de marca e identidade de marca

Além de um produto exclusivo ou serviço exemplar, sua marca é a força motriz por trás da decisão de um cliente de comprar de você.

Sua marca é mais do que um nome comercial ou um logotipo.

É um conjunto orientador de princípios e especificações de design que contam sua história, criam consistência e constroem confiança. 

Um exercício de branding criará a base sobre a qual você tomará decisões criativas para sua marca à medida que cresce.

Ao construir sua marca , certifique-se de considerar todos os seus componentes:

✅ O básico (quem você é e o que você vende)
✅ O que você representa (declaração de missão, valores da marca e promessa da marca)
✅ Sua proposta de venda exclusiva (por que os clientes devem escolher você em vez da concorrência)
✅ Sua história de marca (às vezes uma e o mesmo com sua história pessoal)
✅ Voz da marca (o tom e a linguagem usados ​​consistentemente na comunicação da marca)
✅ A identidade visual da sua marca (logotipo, guia de estilo e nome da marca)

Para desenvolver sua estratégia de marca , responda a perguntas como: Como você quer que os clientes se sintam quando interagem com sua marca? O que é importante para você (como retribuição, excelente atendimento ao cliente, salários justos para os funcionários)?

Que cores e estilos de design atraem você e representam o humor que você está tentando alcançar? As respostas a elas ajudarão a informar o restante do exercício de branding.

Em seguida, faça um brainstorming de nomes de empresas e nomes de domínio.

É importante que você pesquise qualquer nome comercial em potencial para ver se ele já é usado (e, portanto, pode causar confusão ou problemas legais) e se os identificadores sociais e o domínio estão disponíveis.

Depois de encontrar um nome, proteja-o configurando perfis sociais e registrando o domínio.

💡  Dica: se você não consegue criar um nome para representar sua marca, experimente essas ferramentas gratuitas de gerador de nome de empresa e gerador de nome de domínio .

Estabelecendo a voz e a história da marca

A voz da marca é como sua empresa fala com os clientes e o mundo.

Ele incorpora decisões sobre tom, personalidade, vocabulário da marca e gírias.

Definir a voz da sua marca distinta é importante, pois pode:

✨ Desperte o reconhecimento
👓 Influencie a percepção
🤝 Construa confiança
🔌 Crie conexão
👨🏽‍🤝‍👨🏻 Garanta consistência (não importa quem está escrevendo a cópia da marca)

Crie e mantenha um guia de estilo, um documento que defina claramente o que fazer e o que não deve fazer para a voz da sua marca (assim como os requisitos visuais da sua marca – mais sobre isso abaixo).

Por exemplo: “A voz da nossa marca é confiante.

A voz da nossa marca não é condescendente.” Isso garantirá que, ao contratar ou terceirizar tarefas de marketing, a voz da sua marca permanecerá consistente.

💡  Dica: a voz da sua marca informará a narrativa da marca na sua página Sobre, bem como outros direitos autorais em todo o seu site e marketing. 

Projetando uma identidade visual 

Sua identidade visual abrange qualquer coisa que afete como seus clientes e o público em geral veem sua marca no mundo.

Isso inclui seu logotipo, fontes que você usa em seu site, fotografia e opções de cores. 

Essas decisões e ativos de design serão capturados nas diretrizes da sua marca ou no guia de estilo. Se você não é designer, ainda é possível fazer o DIY de sua marca visual e criar um logotipo com algumas ferramentas gratuitas e algumas dicas dos profissionais:

✅ Mantenha-o simples. Um logotipo simples será o mais versátil, permitindo que funcione em tudo, desde um favicon de site até um anúncio de outdoor.
✅ Crie variações. Variações – como uma marca de palavra e um ícone – ajudarão seu logotipo a se encaixar em diferentes aplicativos.
✅ Considere o contexto. Se estiver usando símbolos ou objetos reconhecíveis em seus logotipos, considere qual mensagem esses símbolos significam em vários contextos e culturas.

Trazendo sua marca à vida

Como parte do design de marca , você tomará decisões sobre ativos como fotografia, materiais impressos e embalagens.
Isso garantirá uma experiência consistente em todos os pontos de contato com o cliente.

Tirar fotos de produtos

A fotografia é incrivelmente importante para as marcas de comércio eletrônico que dependem de imagens 2D para contar uma história sobre um produto 3D. A fotografia faz muito trabalho pesado como substituto para sentir ou experimentar o produto pessoalmente.
É por isso que uma boa fotografia de comércio eletrônico pode aumentar a confiança e a conversão do comprador.

A maioria das empresas se beneficia de ter dois tipos de fotos para suas coleções:

  1. Fotos do produto: geralmente são fotos nítidas e detalhadas do próprio produto, às vezes em um modelo, mas quase sempre organizadas e tiradas contra um fundo liso.
    Eles são adequados para páginas de produtos e coleções.
  2. Fotos de estilo de vida: são fotos mais aspiracionais que mostram seu produto no contexto de um ambiente ou ação.
    Eles contam uma história e inspiram os clientes com maneiras de usar ou estilizar um produto em suas próprias vidas.
    Essas fotos são úteis para sua página inicial, contas de mídia social e lookbooks digitais . 

Usando exemplos do Burst , um recurso de fotos gratuito para empreendedores, você pode ver a diferença entre a primeira foto do produto e a segunda foto do estilo de vida:

Foto do produto de um conjunto de chá azul contra um fundo azul sólido
Imagem de estilo de vida de uma mão despejando água de uma chaleira de cobre em uma cafeteira

Se você decidir seguir a rota da fotografia DIY devido a restrições orçamentárias, ainda poderá tirar fotos com aparência profissional com pouco mais do que um simples kit de iluminação e um smartphone.

Suas fotos DIY podem precisar de um pouco de edição para deixá-las prontas para o site.

Você pode acessar ferramentas de design e edição de fotos gratuitas e baratas online.

Em uma pitada, as fotos de banco de imagens são uma excelente solução para preencher as necessidades de fotos até que você possa agendar uma sessão.

Você pode explorar sites de fotos para encontrar imagens que capturem o estilo de vida de sua marca para usar em páginas de coleção, sua página inicial ou em campanhas de marketing.

Projetando a embalagem do produto

A identidade visual da sua marca também aparecerá na embalagem do produto, materiais de envio e outros ativos de marketing impressos (como encartes de embalagem).

Os clientes devem ter uma experiência perfeita desde a interação inicial com sua marca online até o recebimento do pedido.

7. Crie e lance seu site

Nesta fase, você garantiu um produto e se comprometeu com sua marca.

Agora, é hora de reunir todo esse trabalho duro em um site e apresentá-lo ao mundo.

Existem vários criadores de sites de comércio eletrônico no mercado e você precisará avaliar as opções com base em fatores como recursos disponíveis, custo do site e facilidade de uso. 

Projetar e construir um site de comércio eletrônico

Depois de escolher uma plataforma, você pode criar seu site fazendo upload de produtos e outros ativos da marca. 

Agora, a parte divertida! Projetar um site com aparência profissional é simples, mesmo que você não tenha habilidades de design.

Isso porque existem várias ferramentas e modelos que permitem arrastar e soltar elementos de design, sem necessidade de código.

Usando as diretrizes da sua marca, você pode:

🎨 Personalize temas com as fontes e cores escolhidas
🎨 Reorganize o layout da sua página inicial para priorizar o que é importante
🎨 Faça upload de imagens de produtos e estilos de vida em tamanhos otimizados para a web
🎨 Adicione conteúdo à sua página Sobre nós , páginas de produtos e páginas de destino

Lançando seu negócio 

Você fez isso! Embora ainda restem alguns passos para colocar sua empresa em pleno funcionamento, você está em um lugar onde pode lançar seu site de forma suave para o mundo.

Esta é uma fase crítica em sua jornada, na qual você pode testar seu site, coletar feedback dos clientes e ajustar antes de sua grande inauguração . 

🛑 Antes de lançar seu site, você já pensou em tudo? Marque esta lista de verificação de comércio eletrônico de 14 pontos para ter certeza de que marcou todas as caixas.

Operações

8. Registre sua empresa

Dependendo dos países ou regiões onde você faz negócios, você pode estar sujeito a um conjunto de regras que regem como você fabrica, comercializa e envia seus produtos. 

Primeiro, você precisará decidir sobre uma estrutura de negócios.

Em alguns casos, você precisará registrar oficialmente sua empresa.

Verifique com sua agência governamental local para garantir que você está fazendo negócios acima da mesa.

Decidindo sobre uma estrutura de negócios

Existem vários tipos de estruturas de negócios (ou estruturas legais ou entidades de negócios) a serem consideradas, mas antes de chegar a uma, é importante entender as características de cada uma. Por exemplo, você sabe a diferença entre uma sociedade de responsabilidade limitada (LLC) e uma sociedade unipessoal ? Uma corporação C é ideal para você? 

Mergulhe nos recursos abaixo para saber mais:

  • MEI

Cadastrando um negócio

Em alguns casos, talvez você não precise registrar oficialmente sua empresa para começar a funcionar.

Por exemplo, no Canadá, as pequenas empresas que ganham abaixo de um certo limite de receita não são obrigadas a registrar ou coletar oficialmente e enviar o imposto sobre vendas.

No entanto, há vantagens em registrar sua empresa antecipadamente, como se beneficiar de certas proteções.

Nos EUA, os requisitos para obter uma licença comercial podem variar de estado para estado e, em alguns casos, você pode não precisar de uma.

Se você precisar de uma licença comercial, certifique-se de ter o seguinte antes de iniciar sua inscrição:

✅ Nome do proprietário e informações de contato
✅ Nome da empresa e informações de contato
✅ Seu número de identificação do empregador (EIN) ou equivalente
✅ Quaisquer autorizações necessárias
✅ Quaisquer formulários ou documentos necessários
✅ Taxas associadas ao preenchimento desta papelada 

Garantir o seguro empresarial

É importante proteger você, sua empresa e seus funcionários em caso de dificuldades inesperadas.

Considere todos os cenários possíveis que podem paralisar seus negócios, incluindo: desastres naturais, problemas de saúde entre os funcionários, um lote ruim de produto ou até mesmo uma ação judicial.

Existem vários tipos de seguro empresarial a considerar.

Estes incluem: seguro de propriedade comercial, seguro de compensação dos trabalhadores, seguro de responsabilidade profissional, seguro de responsabilidade do produto e seguro de interrupção de negócios, para citar alguns.

Entenda os recursos de cada um para ver se eles se aplicam a você – você também pode estar interessado em uma apólice de proprietário de empresa (BOP) , que reúne muitos dos tipos de cobertura acima.

🛑 Observação: Dependendo da estrutura do negócio, você pode ou não estar sujeito a responsabilidade pessoal em questões legais referentes ao seu negócio.

Fale com um profissional para ver se a proteção de responsabilidade pessoal é necessária para você.

Você também pode querer implementar outros tipos de proteção à medida que cresce:

  • Oferecer seguro de saúde aos funcionários juntamente com salários justos e competitivos é uma ótima maneira de atrair e reter talentos.
  • Registrar uma marca registrada ou registrar uma patente pode proteger legalmente sua propriedade intelectual, como uma invenção ou o nome de sua empresa.
  • Redigir e publicar um conjunto de termos e condições que protejam sua empresa, descrevendo aos clientes o que é legalmente exigido deles se usarem seu serviço.

💡  Dica: um consultor de seguros ou advogado pode ajudá-lo a classificar quais tipos de seguro empresarial são adequados para o seu negócio.

9. Gerencie seu dinheiro

A chave para um negócio de sucesso geralmente se resume a encontrar o produto certo para o mercado certo no momento certo.

Mas sustentar esse sucesso depende de muitas outras coisas acontecendo nos bastidores.

Quando você tem um bom controle sobre suas finanças, está garantindo que não está gastando demais e que tem uma rede de segurança se sua sorte mudar.

Abrindo uma conta bancária empresarial

A criação de uma conta bancária comercial é um primeiro passo importante.

No mínimo, permite separar suas finanças pessoais e empresariais .

Na melhor das hipóteses, permite que você construa um bom relacionamento com seu banco como parceiro em seu sucesso financeiro a longo prazo.

Explore os vários produtos bancários comerciais (como um cartão de crédito comercial) disponíveis no mercado para determinar qual atende às suas necessidades.

Ao escolher o banco certo para o seu negócio , faça perguntas como:

💰 O banco é amigável para pequenas empresas?
💰 Qual é a reputação do banco no mercado?
💰 Oferece soluções e assessoria financeira sob medida para o seu setor?
💰 Qual é a estrutura de taxas oferecida pelo banco?
💰 O banco tem um processo de empréstimo sem complicações?

Gerenciando suas finanças

Seu plano de negócios (aquele documento útil que você criou na Etapa 2) também deve incluir um plano financeiro.

Se você já concluiu esta etapa, é hora de colocá-la em ação.

Caso contrário, consulte os recursos abaixo para começar.

Glossário de finanças empresariais

Você possivelmente encontrará alguns novos termos à medida que entender as finanças do seu negócio.

Aqui estão algumas demonstrações financeiras e conceitos explicados.

Planilhas de balanço

Um balanço patrimonial lista os ativos, passivos e patrimônio líquido da sua empresa.

Os balanços patrimoniais oferecem uma visão rápida de quanto vale sua empresa depois que todos os passivos ou dívidas e os pagamentos aos acionistas são contabilizados.

Declarações de renda

Uma demonstração de resultados (ou demonstração de resultados ou lucros e perdas) calcula a receita menos as despesas para informar quanto dinheiro sua empresa está ganhando.

Geralmente, eles são preparados mensalmente, trimestralmente ou anualmente, dependendo do seu negócio.

Demonstrativos de fluxo de caixa

Uma demonstração de fluxo de caixa (CFS – Cash Flow Statement) é uma demonstração financeira que resume as transações de entrada e saída de caixa durante um determinado período.

Esta declaração fornece aos fundadores uma imagem detalhada da posição de caixa da empresa.

Gerenciar o fluxo de caixa é essencial para sua saúde financeira contínua.

Escolhendo um software de contabilidade para pequenas empresas

Muitos empresários confiam em uma planilha simples para gerenciar a contabilidade de sua pequena empresa , e esse método é perfeitamente adequado para a maioria das pequenas empresas que estão começando.

Se você deseja mais funcionalidade e automação, ou possui uma estrutura empresarial mais complexa, existem diversas ferramentas de contabilidade para pequenas empresas no mercado.

💡  Dica: Um contador profissional pode ajudá-lo a navegar pelos meandros da contabilidade empresarial, incluindo aconselhá-lo sobre o software de contabilidade e prepará-lo para a hora do imposto.

Pagamento de imposto comercial

Estar pronto para o tempo do imposto significa gerenciar suas finanças durante todo o ano, não se esforçando no último minuto.

Isso porque se sua empresa deve impostos, você não quer surpresas.

Certifique-se de entender os prazos de impostos comerciais e os tipos de impostos pelos quais você está sujeito, dependendo da estrutura da sua empresa.

Lembre-se de que você pode compensar muitos tipos de compras como deduções fiscais como proprietário de uma pequena empresa.

Esta é uma lista não exaustiva desses itens:

  • Custos de remessa
  • Aluguel do espaço de trabalho e custos de serviços públicos
  • Taxas para serviços profissionais (como contadores)
  • Taxas do site
  • Despesas de viagem

Verifique com seu contador antes de dar baixa em qualquer despesa — as regras sobre o que se qualifica como despesa comercial variam de acordo com o setor e o país.

Cobrança de imposto

Sua empresa deve cobrar impostos sobre vendas para compras on-line? A resposta não é tão simples.

Isso dependerá de vários fatores, incluindo onde você administra sua empresa, onde seu cliente está localizado, o tipo de mercadoria que você vende (alguns produtos não são tributáveis) e quanta receita você gera.

Depois de determinar que você deve cobrar o imposto sobre vendas, você precisará solicitar uma autorização de imposto sobre vendas (ou número fiscal ou EIN), definir as taxas de imposto em sua loja on-line, coletar impostos de compras qualificadas e remeter esses impostos na hora do imposto. 

💡  Dica: Separe os impostos recolhidos em uma conta bancária comercial separada para que eles permaneçam intocados até a hora do imposto e não sejam agrupados com os ganhos.

Comercialize e cresça

10. Divulgue seu negócio

O marketing é relatado como um dos aspectos mais desafiadores de administrar seu próprio negócio, mas também é a área em que você gastará muito do seu tempo e orçamento.

O lançamento de um site de sucesso requer campanhas contínuas para direcionar ativamente o tráfego para ele e converter esses visitantes em compradores.

Criando um plano de marketing

Junto com seu plano financeiro, seu plano de negócios também deve incluir seu plano geral de marketing.

Um plano de marketing é a estratégia que sua empresa usa para colocar produtos na frente de seu público-alvo.

É um roteiro que ajuda você a definir metas e ter um plano de backup.

💡  Dica: se você está preso olhando para uma página em branco, procure exemplos de planos de marketing e ideias de práticas recomendadas para aumentar o tráfego para se inspirar.

Agora, vamos mergulhar em cada tipo de tática de marketing e canal e se preparar para fazer sua primeira venda !

Investir em marketing orgânico

O marketing orgânico refere-se a esforços de marketing que não custam nada.

Com a mudança dos algoritmos de mídia social e mais concorrência, o tráfego orgânico se torna cada vez mais difícil de obter.

Mas ainda existem maneiras inteligentes de atrair clientes com um orçamento pequeno.

Algumas ideias incluem:

  • Fazendo pré-encomendas
  • Executando brindes para incentivar ações como compartilhamento social ou seguir
  • Oferecendo códigos de desconto e cupons
  • Hospedando eventos de inauguração para atrair pessoas para sua localização física
  • Fazer marketing de conteúdo (como criar blogs ou vídeos)
  • Entendendo a otimização de mecanismos de pesquisa
  • Oferecendo programas de afiliados
  • Envolvimento proativo em comunidades sociais
  • Maneiras ainda mais baratas e gratuitas de promover seu negócio

Vamos dar uma olhada mais de perto em muitas dessas ideias nas próximas seções.

Explorando os canais de marketing

Existem vários canais que você pode usar para comercializar um produto.

Mas qual é o certo para você? O melhor lugar para começar geralmente é o canal onde você já se sente mais confortável ou o lugar onde você sabe que a maior parte do seu público-alvo já está gastando tempo.

Teste cada um para ver qual lhe dá o melhor retorno de seus esforços e gastos.

Saiba mais sobre os canais de marketing abaixo.

E-mail

O marketing por e-mail pode ser uma ferramenta de sucesso para converter leads em clientes, incentivar a repetição de negócios e incentivar clientes fiéis a comprar mais. 

Esta é uma ferramenta de marketing econômica, mas requer um esforço maior do que alguns canais pagos. 

Aumentar sua lista de e-mail e produzir conteúdo envolvente na cadência certa são as chaves para vencer no marketing por e-mail . 

Google

O Google oferece uma mina de ouro de clientes em potencial que procuram exatamente o que você está oferecendo. Mas para ter certeza de que eles estão encontrando você, você precisará aparecer nos resultados da pesquisa. 

Isso pode ser alcançado de várias maneiras, incluindo otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e anúncios pagos do Google ( marketing de mecanismo de pesquisa ).

SEO é uma tática de marketing orgânico que envolve melhorar seu site para ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa. 

Ao enviar sinais ao Google de que seu site oferece valor e corresponde à intenção de pesquisa de um usuário, é mais provável que ele apareça mais alto na classificação.

Instagram

O Instagram é um canal de mídia social visual que pode ser uma ferramenta de marketing eficaz para determinadas marcas. 

Quer você execute anúncios do Instagram para colocar seu produto na frente de clientes em potencial, aumentar organicamente seu público com conteúdo envolvente ou usá-lo como um canal de vendas, vale a pena explorar essa plataforma. 

Facebook

O Facebook ainda é a maior plataforma de mídia social do mundo, com 2,9 bilhões de usuários. 

E é uma ferramenta eficaz para muitas empresas que a usam para interagir com sua comunidade, exibir anúncios pagos no Facebook e vender produtos diretamente.

7 dicas para o sucesso com o marketing do Facebook:

✅ Entenda seu público-alvo.
✅ Diversifique seus formatos de conteúdo.
✅ Poste quando seu público estiver ativo.
✅ Compartilhe conteúdo gerado por influenciadores ou usuários.
✅ Incentive as avaliações.
✅ Envolva-se com grupos do Facebook.
✅ Acompanhe as informações do Facebook.

TikTok

Como uma plataforma mais nova no mercado, ainda há oportunidade de ganhar com o marketing orgânico no TikTok.

Encontrar sucesso na plataforma significa prestar atenção às tendências e fornecer conteúdo atraente e relevante para seu público-alvo. 

🔥 5 dicas de marketing do TikTok:

  1. Crie valor com seu conteúdo (o que seu público quer?).
  2. Seja relevante e relacionável.
  3. Apontar para a substância sobre o polimento (o valor da produção não é importante aqui).
  4. Não venda para as pessoas, mova-as.
  5. Participe da comunidade TikTok.

Outros canais

Existem muitas outras plataformas por aí que podem ser canais de marketing perfeitos para o seu negócio. O Twitch, popular entre os jogadores, pode ser o lugar certo para encontrar clientes para o seu negócio eletrônico. E o Pinterest, um canal para conteúdo de bricolage e estilo, pode ser um lugar eficaz para comercializar sua marca de decoração para casa.

  • Twitter:
  • YouTube
  • Reddit
  • Snapchat
  • Pinterest
  • Twitch
  • WeChat

💡  Dica: em qualquer canal de marketing que você escolher, você desejará um forte apelo à ação (CTA). Isso pode ser pedir ao seu público que compre diretamente pela plataforma ou visite seu site. Saiba como aproveitar ao máximo seu link na bio para atingir seus objetivos.

Construindo uma estratégia de conteúdo

Seja em seu site como uma estratégia de SEO ou em outra plataforma como o YouTube, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de aumentar o tráfego, criar autoridade em seu setor e oferecer valor aos seus clientes.

🗒️ Os formatos de marketing de conteúdo incluem:

  • Blogs e conteúdo escrito
  • Vídeo
  • Podcasts
  • Cursos e tutoriais virtuais 
  • Conteúdo de mídia social
  • Infográficos
  • Conteúdo visual
  • E-books
  • PDF e downloads digitais (modelos, receitas, guias, fontes gratuitas)

O conteúdo que mora em seu site pode ser usado para aumentar o tráfego (usando SEO) ou pode ser “fechado” para ajudá-lo a construir sua lista de e-mail.

Conteúdo gratuito, como tutoriais curtos ou receitas, pode dar a seus clientes em potencial um gostinho de sua oferta e fazê-los se sentirem confiantes em comprar conteúdo pago, como um livro de receitas ou um curso completo.

Os clientes em potencial também podem encontrar sua empresa organicamente por meio de outras plataformas, como o YouTube.

Oferecer conteúdo relevante no YouTube é outra maneira de aparecer nos resultados de pesquisa e criar uma comunidade.

Entendendo a otimização da taxa de conversão

A otimização da taxa de conversão (CRO) é um conjunto de táticas de marketing para aumentar a conversão (a porcentagem do seu tráfego que faz uma compra) em seu site.

Por meio de escolhas de design, melhorias de eficiência e testes, um CRO eficaz pode incentivar mais visitantes a agir.

Maneiras de melhorar a taxa de conversão em seu site incluem: 

✅ Simplificando a experiência do usuário
✅ Adicionando depoimentos
✅ Usando imagens de alta qualidade
✅ Otimizando mensagens de e-mail de agradecimento
✅ Oferecendo frete grátis
✅ Otimizando o tempo de carregamento da página

Configurando a análise de marketing

A veiculação de anúncios sem entender as métricas de comércio eletrônico provavelmente significa que você estará desperdiçando dinheiro e tempo. 

Aproveite o tempo para aprender ferramentas de análise e conhecer os termos. 

Isso lhe dará uma imagem precisa de seus gastos e desempenho de marketing, para que você possa dobrar o que funciona e interromper o que não funciona.

As plataformas sociais geralmente têm painéis de análise nativos para ajudá-lo a rastrear a eficácia do conteúdo e das campanhas. 

Você pode encontrar análises de marketing para seu site nos relatórios integrados da sua plataforma de comércio eletrônico ou por meio de uma ferramenta como o Google Analytics . 

Construindo uma comunidade

A comunidade é fundamental para marcas que atendem a nichos de mercado. 

Tanto conquistar os corações e a confiança de comunidades bem estabelecidas quanto criar uma nova requer consistência, autenticidade e um toque pessoal. 

Seja seu público-alvo sobreviventes de câncer de mama , comunidades indígenas ou drag queens, é importante entender a comunidade que você está servindo. 

Ouça, envolva-se e peça feedback à medida que você cresce.

Muitas novas marcas optam por construir negócios que atendem às comunidades das quais já fazem parte. Dessa forma, eles têm um profundo conhecimento das necessidades e lacunas de seus clientes no mercado. 

Se você não faz parte da comunidade que espera atingir, pergunte a si mesmo se você é a melhor pessoa para construir para esse grupo.

Depois de construir uma comunidade, é importante nutri-la. 

O gerenciamento de comunidade envolve aumentar seu relacionamento com seu público em espaços públicos. 

A gestão comunitária eficaz tem quatro partes:

👀 Monitoramento: rastreamento de conversas relacionadas à sua marca
💬 Engajamento: engajamento proativo com clientes, leads e influenciadores
🚔 Moderação: remoção de comentários e conversas que não agregam valor ou violam os termos de sua marca ou plataforma
📐 Medição: analisando como sua marca é percebida e recebe feedback real e não filtrado

Atendimento ao cliente para marketing

Embora o atendimento ao cliente faça parte de suas operações diárias contínuas para ajudar a manter os clientes satisfeitos, considere-o também uma ferramenta de marketing. 

Um ótimo atendimento ao cliente inspira referências boca a boca – as pessoas querem compartilhar experiências positivas. 

Você também pode modificar suas comunicações típicas de atendimento ao cliente para informar os clientes sobre as próximas promoções ou lançamentos de novos produtos e impulsionar as vendas futuras no processo.

11. Expanda seu negócio

Até agora, sua pequena empresa deve ser uma máquina bem lubrificada. 

Suas fotos de produtos estão no ponto, você está construindo comunidades on-line, você acertou seu processo de atendimento e esperançosamente está fazendo vendas regulares.

Aproveite para comemorar suas vitórias! Se você chegou até aqui, você transformou com sucesso um núcleo de uma ideia em um pequeno negócio vivo e pulsante.

 Então o que vem depois? Você pode decidir ficar pequeno, dedicando-se a construir relacionamentos com uma base de clientes leais e gerenciando tudo sozinho. 

Ou talvez você esteja pronto para a lua. 

Aqui, abordamos os próximos passos para o seu negócio em crescimento, desde a busca de financiamento adicional até a contratação e gerenciamento de pessoal. 

Obtendo financiamento 2.0

Você pode ter iniciado seu negócio com um investimento pessoal e bootstrapping, mas se seus planos forem maiores, talvez seja necessário buscar financiamento empresarial. 

O financiamento adicional pode ajudá-lo a abrir um negócio físico, contratar funcionários ou desenvolver novos produtos.

Antes de começar, há alguns itens a serem organizados:

✅ Atualize seu plano de negócios com sua visão de crescimento
✅ Reúna suas demonstrações financeiras
✅ Escreva e pratique seu Elevator Pitch
✅ Encontre um mentor de negócios para ajudá-lo a se preparar para lançar e aprimorar seu plano de negócios

Existem várias fontes para financiar o crescimento do seu negócio, incluindo:

Empréstimos comerciais

Os empréstimos para pequenas empresas podem ser adquiridos de várias fontes, incluindo grandes bancos, cooperativas de crédito e credores alternativos. 

É importante analisar as opções disponíveis de cada um para decidir qual tipo de empréstimo melhor se adequa ao seu negócio. 

Um consultor financeiro pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada. 

Subsídios de negócios

Subsídios para pequenas empresas são oferecidos por muitos tipos de organizações. 

Essas organizações procuram oferecer subsídios a pequenas empresas que incorporem o propósito de sua organização e agreguem valor a uma comunidade específica. 

Com isso em mente, os critérios para cada concessão variam muito.

 Subsídios para pequenas empresas não são empréstimos e você não precisa devolver o dinheiro que recebeu. 

No entanto, pode haver algumas expectativas não monetárias que você deve atender.

Financiamento colaborativo

O crowdfunding envolve a execução de uma campanha privada, geralmente por meio de um provedor de crowdfunding, para arrecadar dinheiro para sua empresa antes do lançamento, de um marco de crescimento ou de um novo produto. 

Esses fundos vêm da população em geral. 

Eles não precisam ser pagos de volta, mas as marcas geralmente oferecem incentivos como produtos, associação ou brindes.

Crescendo sua equipe

Para atingir suas metas de crescimento de negócios de longo prazo, você provavelmente não poderá usar todos os chapéus para sempre. 

À medida que você cresce, concentre-se nos aspectos da administração do negócio que você mais gosta e nos que melhor se adequam ao seu conjunto de habilidades. 

De resto: delegar. Existem três maneiras principais de tirar algumas tarefas do seu prato.

Inicialmente, você pode usar aplicativos de bot para automatizar seus processos . 

Esses aplicativos podem fazer tudo, desde enviar comunicações ao cliente até gerar relatórios financeiros, liberando você para fazer mais.

Mas em breve, você provavelmente precisará de ajuda humana, especialmente se precisar descarregar tarefas manuais ou contratar funcionários para atendimento ao cliente. 

Se as diretrizes da sua marca não incluíam nenhuma filosofia em torno da contratação, ainda serve como um ótimo ponto de partida para aprimorar as qualidades que você procura em novas contratações.

Se você não está pronto para configurar a folha de pagamento ou gerenciar funcionários, a terceirização é outra maneira de aumentar sua capacidade humana sem clonar a si mesmo. 

Freelancers, assistentes virtuais e funcionários contratados são opções para empresas em crescimento.

Vender em mercados internacionais

Outra maneira de expandir sua marca é expandir para outros mercados. Isso pode ser encontrar novos públicos em seus mercados de vendas existentes ou vender além-fronteiras. 

Antes de mergulhar de cabeça no comércio eletrônico global , certifique-se de fazer sua lição de casa. 

Cada país terá um conjunto específico de regulamentos. Procure o conselho de um advogado antes de vender ou abrir locais ou armazéns no exterior. 

Comece um negócio, projete uma vida

Você fez isso! Você alcançou o status de chefe e já está a caminho de seu próximo grande objetivo. 

Ao longo do caminho, você acumulou conhecimento e aprendeu com os erros para ajudar sua empresa a ser a melhor possível. A parte mais emocionante? 

Você construiu um estilo de vida em torno de sua paixão. 

Aproveite o passeio e lembre-se: cuide-se ao longo do caminho.

Perguntas frequentes sobre como iniciar um negócio

Você pode começar um negócio sem dinheiro?

Sim, você pode começar um negócio sem dinheiro! 

Um show paralelo de baixo investimento, como uma loja dropshipping ou um negócio de impressão sob demanda, é uma maneira fácil de começar enquanto você ainda está trabalhando. 

Você pode financiar esse negócio inicializando à medida que cresce ou considera um empréstimo para pequenas empresas ou uma campanha de financiamento coletivo. 

Aproveite um conjunto de habilidades que você já possui e aproveite as ferramentas gratuitas.

Como posso começar meu próprio pequeno negócio?

Você pode iniciar seu próprio pequeno negócio em algumas etapas:

  1. Descubra sua grande ideia
  2. Pesquise seu produto e público
  3. Calcule seus custos de inicialização
  4. Produtos de origem
  5. Descubra sua estratégia de envio
  6. Desenvolver uma estratégia de marca e identidade de marca
  7. Crie e lance seu site
  8. Registre seu negócio
  9. Gerencie seu dinheiro
  10. Comercialize seu negócio
  11. Expanda seu negócio

Quando você deve iniciar um negócio?

Nunca há um momento “certo” para começar um negócio. 

Você deve iniciar um negócio quando tiver tempo, atenção e fundos para se comprometer com ele. 

Começar um negócio enquanto você ainda está trabalhando é uma maneira de baixo risco de testar as águas antes de dar o salto para o empreendedorismo em tempo integral.

Quais são as pequenas empresas mais bem-sucedidas?

As pequenas empresas mais bem-sucedidas são aquelas que combinam o produto certo com o cliente certo na hora certa. 

Eles são administrados por fundadores que entendem seu mercado e construíram uma marca atraente para se adequar a ele. 

Você pode obter sucesso em qualquer setor com qualquer modelo de negócios, desde que faça o trabalho para avaliar a viabilidade de sua ideia. Determine o que “sucesso” significa para você antes de definir e mapear seu plano de negócios para esse objetivo.

Fonte: Shopify

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