Início Programação Melhor Cliente FTP: Melhor Opção para 2021

Melhor Cliente FTP: Melhor Opção para 2021

0
Qual melhor Cliente FTP em 2021

Nesse conteúdo quero te mostrar o melhor cliente FTP dentre as opções que temos atualmente (2021) – todas gratuitas!

É difícil imaginar o desenvolvimento web sem ter que lidar com um cliente FTP em alguns momentos.

Tá certo que muitas ferramentas e recursos estão disponíveis hoje para evitar que você tenha que instalar softwares e aplicativos.

Por exemplo, quem usa hospedagens com cPanel, poderia usar o Gerenciador de Arquivos nativo, que permite transacionar e gerenciar arquivos facilmente.

Gerenciador de arquivos do cPanel

Além disso, você também pode usar SSH se sacar um pouco sobre comandos Shell.

SSH ou Secure Shell é um protocolo de rede criptográfico para operação de serviços de rede de forma segura sobre uma rede insegura.

Enfim, há realmente várias opções para fazer upload e download dos arquivos do seu projeto, mas FTP/SFTP são os mais comuns.

Caso você seja iniciante…

FTP, File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos (em portugês) é um protocolo padrão/genérico independente de hardware sobre um modo de transferir arquivos/ficheiros e também é um programa de transferência.

É um dos mais antigos protocolos para troca de arquivos entre computadores, entre servidores ou entre computadores e servidores.

Encontrar o melhor cliente FTP vai te ajudar a melhorar sua produtividade, vai simplificar esse processo, especialmente se você não tem outras opções.

O melhor cliente FTP deve ter principalmente uma interface fácil de usar, com funções e recursos objetivos do que você pode executar de ações.

Contudo, se você é um usuário mais avançado, também vai querer que o seu cliente FTP ofereça recursos extras, como por exemplo, poder executar linhas de comando.

Acima eu citei o SFTP que é um forma mais segura de FTP, e você deve usá-la quando estiver disponível no seu servidor de hospedagem.

Melhor Cliente FTP ou Mais Seguro?

Antes de te dar uma lista dos melhores clientes FTP, quero falar um pouco mais de detalhes sobre o que seria isso…

Como vimos, o FTP é um protocolo bem antigos – década de 1970 – mas que ainda é muito utilizado, na verdade o mais utilizado no mundo.

No entanto, o FTP comum oferece também alguns riscos e vulnerabilidades, que podem ser contornados com o protocolo SFTP que oferece uma camada extra de segurança.

Então, um dos primeiros critérios para o melhor cliente FTP é oferecer suporte para os protocolos FTP e SFTP.

Um dos principais motivos para não usar o FTP é que ele não criptografa dados transferidos, como senhas e nomes de usuário.

Então, enviar informações em texto simples é bem perigoso, porque hackers estão procurando sempre encontrar oportunidades e vulnerabilidades.

Assim, podemos dizer então que você não precisa procurar brechas na segurança usando FTP: ele é vulnerável por natureza!

Portanto, apenas usar o FTP quando não tiver opção do SFTP (avalie o risco dessa hospedagem) ou quando a segurança não for uma prioridade.

Talvez você então pergunte: Porque ainda usamos isso no século XXI se não é seguro?

Para responder isso, eu consideraria os seguintes pontos:

  • O FTP é excelente pra transferir e fazer backups de arquivos muito grandes
  • O desempenho do FTP é melhor porque não precisa gastar tempo criptografando
  • FTP é conveniente para trabalhar em equipe
  • A padronização do FTP facilita o uso independente do sistema do usuário

SFTP

SFTP ou SSH File Transfer Protocol, é um protocolo semelhante ao FTP, mas que oferece, como eu disse, a criptografia de dados durante as transferências.

Primeiramente, essa conexão requer a autenticação pelo servidor, em seguida, a transferência real acontece por meio de um canal SSH seguro.

Por ser mais seguro também, tem melhor suporte para trabalhar em conjunto com firewalls.

Portanto, o SFTP vai ajudar a proteger seus dados confidenciais com criptografia e camadas extras de segurança.

Agora que falamos de alguns pontos muito importantes, vamos a nossa lista de opções para encontrar o melhor cliente FTP:

Filezilla

Sem dúvida, o Filezilla é um dos melhores e mais populares clientes FTP, oferecendo bom desempenho, interface e é gratuito.

Eu uso bastante o Filezilla, já me acostumei com ele e resolve o que eu preciso, mas estou experimentando outras opções porque depois de uma atualização ele parece meio bugado.

Contudo, isso não tira seu mérito e continua sendo uma das melhores opções disponíveis, especialmente por ser um projeto de código aberto (open source).

A interface do Filezilla é simples e amigável, fácil de navegar e como a maior parte dos clientes FTP, oferece o componente de arrastar e soltar.

E, para figurar entre os melhores clientes FTP, obviamente, oferece suporte para FTP e SFTP.

Outro ponto importante, é que o Filezilla é umm projeto em constante atualização, mas há questões que os usuários devem levar em consideração.

O principal problema do Filezilla é o instalador, que supostamente usa formas suspeitas de transmitir aplicativos de baixa qualidade e até potencialmente maliciosos.

Esse lance ficou bem exposto quando as pessoas começaram a reclamar que programas de detecção de vírus começaram a sinalizar sobre ameaças.

Os desenvolvedores do Filezilla negaram sobre o objetivo de monetização, mas disseram que tinham a estratégia de levantar fundos para corrigir bugs e outros problemas.

Portanto, se você pretende usar o Filezilla, é bom se certificar que nenhum programa adicional terá acesso ao seu sistema operacional durante a instalação.

CyberDuck

Inicialmente, o CyberDuck surgiu como um cliente FTP para Mac (Apple) com sistema operacional iOS.

Contudo, a medida que o interesse de outras comunidades aumentou, os proprietários resolveram criar versão para Windows.

O CyberDuck sempre vai figurar as listas de melhores clientes FTP por que é realmente atende ao propósito e também suporta o SFTP.

Outro ponto que torna o CyberDuck uma opção interessante é o suporte que oferece a WebDAV, além de Amazon S3, Google Drive, Microsoft Azure, Dropbox, etc.

Essas opções de integração no Filezilla estão disponíveis na versão PRO.

Aqui estão alguns pontos que podem garantir a posição de melhor cliente FTP ao CyberDuck:

  • Oferece uma função que permite visualizar o arquivo antes de baixá-lo – isso é conveniente em muitos casos
  • Oferece o componente de arrastar e soltar – Drag and Drop
  • Criptografia de ponta a ponta

Agora, não é porque seria talvez o melhor cliente FTP que ele não tenha também suas falhas, como:

  • A interface não é dividida – como na maioria – tornando a gestão menos eficiente
  • Não é tão conveniente para transferência de arquivos/diretórios grandes
  • Por ter uma segurança extra na criptografia, ele oferece um desempenho inferior
  • Solicita frequentemente doações

Mas, se você tem a segurança como prioridade, mas quer uma interface simples e fácil de usar, o CyberDuck vai te garantir uma boa experiência.

WinSCP

O WinSCP também deve estar contido na maioria das listas dos melhores clientes FTP, especialmente para ambientes Windows.

Ele é conhecido por oferecer uma interface amigável e por ter um bom desempenho, mas não existe uma versão para Mac.

Entre seus pontos principais, poderíamos listar:

  • Suporte a multi-idiomas
  • Função que permite editar arquivos remotamente
  • Suporte a sincronização de diretórios remotos e locais
  • Suporte aos protocolos FTP, SFTP e SCP
  • Opções de interface – Commander ou Explorer
  • Ao selecionar a função “Baixar e Excluir”, os dados serão baixados e removidos do servidor automaticamente

Um detalhe:

Secure Copy, em Português cópia segura, ou simplesmente SCP, é um meio seguro de transferência de arquivos entre um servidor local e um remoto ou entre dois servidores remotos, usando o protocolo SSH.

O termo SCP pode ao mesmo tempo referir-se ao Protocolo SCP ou ao Programa SCP – Wikipédia

Lembra que eu falei que tava experimentando outro cliente FTP? No caso, é esse que tô usando atualmente no Windows – gostei dos recursos.

Portanto, para usuários de Windows, o WinSCP é uma excelente opção, confiável, para transferência de arquivos.

Todavia, comparando com o Filezilla, por exemplo, pode ser que o WinSCP ofereça desempenho inferior em relação a velocidade.

No entanto, se você, assim como eu, busca um equilíbrio entre desempenho, segurança e recursos, o WinSCP é uma escolha inteligente.

Como sempre cito arquivos grandes, o WinSCP não é também a melhor opção se você precisava especificamente desse tipo de tarefa.

FireFTP

Se você usa o Firefox, essa é uma boa opção também – O FireFTP é um complemento do Firefox baseado no navegador.

Ou seja, não importa o sistema operacional, desde que você esteja usando o navegador Firefox.

Mas, não subestime o FireFTP só porque ele é um complemento, uma extensão do navegador, já que ele é eficiente como cliente FTP.

Desse modo, é também uma opção interessante porque não precisamos instalar um software cliente FTP no sistema operacional.

Na verdade, os criadores do FireFTP não estão dando mais suporte a usuários do Firefox e estão sugerindo a mudança para o navegador Waterfox.

Enfim, como o Firefox é também de código aberto, os desenvolvedores podem pegar seu código, modificá-lo e lança-lo para outros navegadores.

Se você tiver interesse nisso, aqui está o código do FireFTP no Github.

Agora, obviamente, o FireFTP terá menos destaque porque o Chrome e o Firefox dominam o mercado.

Desse modo, talvez não seja interessante mudar de navegador apenas para usar um cliente FTP, mas é uma opção para casos específicos.

Outros Clientes FTP

Obviamente há dezenas de clientes FTP disponíveis e talvez eu pudesse incluir aqui nessa lista, ou você pode criar uma lista nos comentários abaixo.

Contudo, acredito que esses clientes FTP que eu citei, e que são os que eu uso e recomendo atualmente, já são as melhores opções – do meu ponto de vista.

Assim, fique a vontade para fazer suas considerações, para instalar e testar, e descobrir aquele que vai ser o melhor cliente FTP para você.

Cada um tem suas próprias preferências e necessidades, então, vamos as conclusões:

Conclusões: Qual é o melhor cliente FTP?

Se você está procurando o melhor cliente FTP gratuito, considere os recursos que você realmente precisa e não na lista total de recursos.

Para usuários do Windows, creio que o WinSCP é um opção bem inteligente visto a quantidade de recursos que oferece para gestão de arquivos.

No Mac, acho que é inteligente considerar o CyberDuck ou Filezilla – que também oferece suporte para Windows, vale dizer.

Seja qual for a sua opção, certifique-se de considerar as questões de segurança para evitar problemas, como ter seu site hackeado.

Portanto, use sempre que possível os protocolos de segurança como usar o SFTP em vez de FTP simples.

Boa escolha e um grande abraço,

Sair da versão mobile